top of page

Vôlei de Praia

O Vôlei de Praia, uma variação do Vôlei de Quadra, surge na segunda década do século XX, como uma brincadeira de fim de semana nas areias da Califórnia, Estados Unidos da América.


Aos poucos, a ideia foi ganhando adeptos dentro e fora dos Estados Unidos, até que, em 1947, foi realizado o primeiro torneio oficial de vôlei de praia. Três anos depois, veio o primeiro circuito, composto por etapas jogadas em cinco praias da Califórnia.


A estreia do esporte nos Jogos Olímpicos veio em Atlanta 1996. Nesse ano, comprovando a superioridade brasileira nos torneios undiais, o Brasil teve duas duplas na final feminina: Jaqueline Silva e Sandra Pires venceram Mônica e Adriana Samuel.


Esse esporte segue os princípios básicos do vôlei de quadra, porém, existem algumas diferenças que caracterizam essa modalidade.



A quadra, por ser um jogo realizado por duplas, é menor, medindo 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. A altura da rede segue a mesma da versão de quadra: 2,43 metros para jogos masculinos, e 2,24 metros para femininos, tendo 8,5 metros de comprimento. A bola é um pouco mais macia. O rodízio ocorre apenas para o saque: quando um jogador saca, o outro pode se posicionar em qualquer local da quadra.


Qualquer quadra de areia pode ser usada, desde que tenha espessura mínima de 40cm. As linhas laterais e de fundo são feitas de material flexível, fixadas na areia nos cantos da quadra.



No Vôlei de praia, a regra dos 3 toques por equipe continua valendo, porém, com um diferença: o bloqueio conta como um toque. Assim como na quadra, o jogador que realiza o bloqueio poderá dar um toque em sequência, porém, esse já terá dado 2 toques para equipe, restando apenas a opção para o segundo jogador, de passar a bola para quadra adversária.


Para vencer uma partida, a equipe deverá vencer dois sets. Ganha o 1° e o 2° set a equipe que fizer 21 pontos, com diferença mínima de 2 pontos (no caso de um empate 20-20, o jogo continua até que uma equipe abra diferença de 2 pontos: 30-28, por exemplo). Em caso de empate de set (1-1) é disputado o 3° set, jogado até 15 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos.


Algumas dúvidas são frequentes sobre regras e fundamentos no Vôlei de Praia:


  • Posso passar a bola para o outro lado da rede usando o fundamento toque?

    • Sim! É permitido passar a bola para a quadra adversária usando o toque se o jogador estiver em posição perpendicular à rede (de frente ou de costas).

  • Posso “largar” a bola para a quadra adversária?

    • Diferente da quadra, não é permitido usar a “largadinha” com a mão aberta, usando as pontas dos dedos.

  • Posso dar 2 toques na primeira bola?

    • Não! Não há tolerância de 2 toques na recepção. A infração só não é marcada se cometida na defesa de um ataque com potência.

  • Há invasão por baixo da rede?

    • Não! Como não há linha central na areia, não há invasão por baixo, desde que não interfira na jogada da equipe adversária.



 

Referências:


FREITAS, Armando; BARRETO, Marcelo. Almanaque Olímpico. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.


REGRAS OFICIAIS DE VÔLEI DE PRAIA 2017-2020. Disponível em: https://nctvoleidepraia.com.br/wp-content/uploads/2021/05/regras-oficiais-2021.pdf

Comentarios


bottom of page