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Tênis

Entre os pesquisadores existe um consenso de que as origens do Tênis foram estabelecidas na França, por volta do século XII e XIII, a partir do surgimento do jeu de paume (jogo da palma), bastante praticado por monges franceses e italianos.


Inicialmente o objetivo do jeu de paume era rebater a bola contra uma parede, utilizando apenas as mãos. A partir dos anos 1400, surge a rede: uma corda que dividia o espaço de jogo. Alguns jogadores do jeu de paume, por volta dos anos 1500, começaram a usar um tipo de luva para proteger suas mãos durante o jogo.


No século XIV “já haviam jogadores que usavam um utensílio de madeira em forma de pá [...] Era o nascimento da raquete [...]” (BRUNSTEIN et al., 2015).


Por muito tempo, esse jogo ficou destinado aos nobres como uma forma de diversão (e nos dias de hoje? Precisamos refletir sobre).


Atualmente o Tênis pode ser jogado de forma individual (um jogador contra o outro), ou em duplas. Existem três tipos de quadras oficiais:

  • a quadra de saibro (terra batida);

  • a quadra de “piso duro” (cimento, tartan ou asfalto, por exemplo);

  • e a quadra de grama.


Para os jogos individuais, usa-se a marcação interna da quadra: 23,77m por 8,23m. Para os jogos em duplas, usa-se as marcações externas: 23,77m por 10,97m.


A rede, que divide os lados da quadra, possui 1,07m de altura nas extremidades, e 0,914m de altura no centro, formando, assim, um leve arqueamento.


O objetivo do jogo é rebater a bola por cima da rede, em direção à quadra do adversário, antes ou depois de quicar uma vez no chão.


O jogo pode ser disputado em melhor de 3 sets, podendo ser prorrogado em caso de empates. Para ganhar o set, é preciso ganhar 6 games, e cada game representa o conjunto de 4 pontos. Os saques são alternados a cada game. O 1º saque acontece sempre do lado direito da quadra e deve ser realizado em diagonal.



 

Referências:


CARDOSO, Gabriel Garcia Borges; SOBRAL, Giselle Rodrigues; SANTOS, Lucas Batista Ricardo de Souza; LINHARES, Renata. Esportes de raquete: uma possibilidade de intervenção para as aulas de Educação Física na Educação Infantil. Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG, v. 2, p. e2020011, 11 dez. 2020. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/praxia/article/view/11051

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