top of page

Tapembol

O Tapembol é um jogo/esporte criado no Brasil, na cidade de Caeté, Minas Gerais, pelo professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha, em 2007.


Num primeiro olhar, o Tapembol nos lembra o Handebol, porém, sem a possibilidade de segurar a bola e de driblar para mover com posse de bola.



É um jogo/esporte de quadra, jogado por seis jogadores de cada lado (1 goleiro e 5 jogadores de linha), onde o contato com a bola é feito com a mão aberta, podendo dar entre um ou dois toques (tapas na bola), de forma alternada e sem segurá-la. O objetivo é fazer o gol. Cada partida possui dois tempos de 12 minutos, com uma pausa de 1 minuto, no 6° minuto de cada tempo.


O goleiro é o único jogador que, durante o jogo, pode segurar a bola, desde que essa não seja recuada pela sua própria equipe. Outra observação é que o goleiro não pode sair de sua área, porém, diferente do handebol, todos os atletas podem entrar na área do goleiro.


Durante o jogo, há três tipos de faltas: falta física, com ou sem intenção; falta técnica (relacionadas à manipulação e o contato com a bola); e falta verbal.


Durante o jogo é proibido bater na bola com a mão fechada, direcionar a bola usando as duas mãos, segurar a bola, usar de forma intencional outras partes do corpo, cercar a bola para impedir o toque.



 

Referências:


ROCHA, Marco Aurélio Cândido. Manual de Iniciação: ensinando a ensinar. Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/esportes/manual_iniciacao_2018.pdf


TAPEMBOL. TAPEMBOL - VI CAETÉ OLÍMPICA JOGOS BAIRRO À BAIRRO 2023 #tapembol#educaçãofísica. Disponível em: https://youtu.be/rETFqyeciQA

Comments


bottom of page