top of page

Sepak Takraw

O Sepak Takraw é um esporte que, num primeiro momento, nos remete ao futevôlei (modalidade comum no Brasil). Porém, esse esporte tem sua origem na região da Malásia, sudeste da Ásia, por volta do século XV, e hoje é bastante popular na Tailândia, Camboja, Laos e Indonésia.


Sepak Takraw significa, numa tradução literal, Chutar (“Sepak” em malaio) a Bola (“Takraw” em tailandês). Essa bola, inicialmente, era feita de fibra de bambu trançada, mas hoje é construída de um material sintético, mantendo o mesmo formato das originais.


Segundo a Associação Brasileira de Takraw (ABT), inicialmente o Takraw era jogado em círculo, de forma lúdica, na intenção de jogar a bola para os outros participantes, sem deixá-la cair. Porém, a partir do século XX, com a adição da rede e a adoção de regras, surge o Sepaktakraw Moderno, uma modalidade esportiva.


O principal objetivo do jogo é passar a bola sobre a rede utilizando qualquer parte do corpo, exceto mãos e braços. Como no voleibol, se a bola tocar na quadra é encerrada a disputa daquele ponto. Cada equipe é composta por três jogadores. A partida consiste em dois sets de 21 pontos, e em caso de empate, um terceiro set de 15 pontos é disputado.


No momento do saque, o jogador “sacador” deverá estar dentro do círculo de saque, enquanto os outros dois jogadores de sua equipe deverão estar, cada um dentro de um ¼ de círculo localizado em cada extremidade da rede. Para receber o saque a equipe pode se organizar livremente na quadra, desde que pelo menos um jogador esteja com pelo menos um pé dentro do círculo de saque.


São permitidos no máximo três toques antes de passar a bola para o lado adversário da quadra, sendo que um mesmo jogador, pode, sozinho, executar estes três toques.


A quadra possui 13,40m de comprimento por 6,10m de largura; a rede possui 1,52m de altura (masculino) e 1,42m (feminino).


Embora seja um esporte pouco conhecido no Brasil, o país possui uma federação nacional e participa de competições internacionais. Nos anos de 2001, 2003 e 2007 o Brasil foi campeão mundial de Sepak Takraw.







 

Referências:


SEPAK TAKRAW. Fanato Sports, 2016. Disponível em: https://sports.fanato.com.br/blog/sepak-takraw/


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TAKRAW. Disponível em: http://www.takraw.com.br/indexxx.php

Comments


bottom of page