top of page

Prato Chinês

O Prato Chinês, também conhecido como prato de equilíbrio, é um instrumento de malabarismo que consiste em equilibrar um objeto em formato de prato em uma vareta.


Embora quando nos referimos aos exercícios de malabarismos, na maioria das vezes lembramos apenas dos movimentos com bolas, facas ou clavas, com o intuito de lançá-los ao ar e pegá-los novamente após algumas manobras, essa categoria é muito mais ampla.


Podemos dizer, de forma geral e sucinta, que o malabarismo é uma categoria circense que envolve manipulação de objetos com agilidade e precisão. Além dos conhecidos materiais usados no malabarismo (bolas, facas e clavas), os artistas podem utilizar argolas, tochas, caixas, serras, e qualquer outro objeto, com o objetivo de não só lançá-los ao ar, mas também girá-los, equilibrá-los e manuseá-los com maestria.


A origem desse exercício circense é quase que totalmente desconhecida, pois, assim como outras atividades características do próprio circo, não há documentação que nos auxilie nessas pesquisas sobre suas gêneses. Pelo nome, acredita-se que tenha suas raízes na China, mas, como falamos, não temos como afirmar.


Segundo Cain (2015), na China, as performances acrobáticas remontam à Dinastia Han Ocidental, há pelo menos 2.000 anos. Foi nesse período que surgiu o "Espetáculo das Cem Habilidades", também conhecido como os 100 Jogos. Tais apresentações incluíam acrobacias, atuações, danças do dragão, música e habilidades circenses, como o equilíbrio de pratos. Há registros que, por volta do século III d.C., essa prática já era denominada "dança dos sete pratos".


Cain (2015) apresenta, também, que no ocidente há ilustrações que representam a prática do equilíbrio de pratos, em livros do início do século XIV. Com o surgimento do "malabarismo moderno" como uma forma de arte distinta no Ocidente, o equilíbrio de pratos se tornou um elemento fundamental no repertório dos malabaristas, posição que mantém até hoje. Os primeiros livros a instruírem sobre malabarismo incluíam truques complexos que envolviam essa técnica. Abaixo, podemos ver imagens do livro "New Juggling Tricks" (Novos Truques de Malabarismo) de 1901, de Ellis Stanyon, e do " Modern Magician’s Hand Book" (Manual do Mágico Moderno), de 1902, de William J. Hiiliar, onde eram exibidos alguns diagramas instrutivos iniciais.


No ano de 1958, a Whirley Corporation lançou o primeiro prato de equilíbrio de plástico, o Whirley Whirrler. A empresa vendeu 2 milhões de pratos em seu primeiro ano (Cain, 2019). Abaixo está um vídeo de divulgação do Whirley Whirrler:




Um dos motivos dessa dificuldade em se conhecer as origens de alguns exercícios circenses deve-se às suas características iniciais. Assim como apresentamos na postagem Circo (Artes/Atividades circenses), por muito tempo o circo manteve certas características marcantes, como o nomadismo (a não fixação em um lugar por muito tempo) e a forma coletiva, baseada na transmissão oral de geração em geração, da constituição do artista circense. Além disso, durante o século XIX, os artistas circenses eram cada vez mais temidos e marginalizados pela elite, pois:


[...] traziam o corpo como espetáculo. Invertiam a ordem das coisas. Andavam com as mãos, lançavam-se ao espaço, contorciam-se e encaixavam-se em potes, em cestos, imitavam os bichos, vozes, produziam sons com as mais diferentes partes do corpo, cuspiam fogo, vertiam líquidos inesperados, gargalhavam, viviam em grupos. Opunham-se assim aos novos cânones do corpo acabado, perfeito, fechado, limpo e isolado que a ciência construíra, da vida fixa e disciplinada que a nova ordem exigia (Soares, 2005, p. 25).

O Prato Chinês, ou também conhecido como Prato de Equilíbrio, é um instrumento de malabarismo que, assim como já dissemos, consiste em um prato e uma vareta. O objetivo é fazer o prato girar usando apenas a vareta e mantê-lo girando equilibrando-o em sua ponta. Aqui estão algumas características e técnicas para fazê-lo girar:


  • O prato é geralmente feito de um material termoplástico EVA maleável;

  • A vareta, usada para equilibrar e girar o prato, é geralmente feita de madeira;

  • O diâmetro externo do prato é geralmente de cerca de 24 cm, com uma espessura de 4mm;

  • O peso aproximado do prato é de 110g.


Posição inicial para equilibrar o Prato Chinês. Montagem a partir de imagens retiradas do livro "Juggling" (Holland, 1994)

O canal Manual do Mundo (Youtube) fez um vídeo ensinando a confeccionar um Prato de Equilíbrio usando apenas papelão, jornal e varetas de madeira:



 

Referências:


CAIN, David. The art of plate spinning. In.: International Jugglers Association, 2015. Disponível em: https://www.juggle.org/the-art-of-plate-spinning/


CAIN, David. The invention and reinvention of the plastic spinning plate: part 1. In.: International Jugglers Association, 2019. Disponível em: https://www.juggle.org/the-invention-and-reinvention-of-the-plastic-spinning-plate-part-1/


HOLLAND, Charlie. Juggling. Edison, N.J., Estados Unidos da América: Chartwell Books, 1994. Ilustações: Ron Brown. Disponível em: https://archive.org/details/juggling00char/page/n87/mode/2up. Acesso em: 31 maio 2024.


SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudos a partir da ginástica francesa no século XIX. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

Comments


bottom of page