top of page

Pipa, papagaio, arraia ou pandorga

A pipa, papagaio, arraia ou pandorga (o nome varia de acordo com cada região), é um brinquedo que ultrapassa gerações. Feito, geralmente, de papel e varetas de bambu, esse brinquedo usa a força do vento para voar enquanto é controlada por uma linha, manipulada pelo brincante (aquele que brinca).


Por ser uma brincadeira estritamente ligada aos costumes de uma comunidade, ao ensino oral, às transformações e descobertas entre gerações, é difícil encontrar documentos que dialoguem com a história desse elemento. O que temos são análises de elementos artísticos e culturais, como pinturas e textos, que nos aproximam de um entendimento histórico acadêmico.


Segundo tais análises, a pipa possui origens ligadas à guerra. Historiadores relatam que as primeiras pipas foram criadas na China, há mais de 2000 anos. Na época as pipas eram usadas para transmitir mensagens e até mesmo como meio de observar o inimigo (pipas gigantes que suportavam o peso de um homem).



Com o tempo, as pipas se tornaram um brinquedo popular em toda a Ásia. No século XIII, as pipas foram levadas para a Europa pelos mercadores árabes onde tornaram-se um brinquedo popular entre as crianças e os adultos.



No século XIX, as pipas se tornaram populares nos Estados Unidos. Os americanos usavam pipas tanto para fins recreativos quanto para fins científicos (Benjamin Franklin, por exemplo, usou uma pipa para fazer experimentos com eletricidade).


No Brasil, esse brinquedo chega junto com os colonizadores portugueses, como apresenta Luís da Câmara Cascudo (2020).


Embora muito se fale dos problemas e perigos causados pelo uso de cerol, por exemplo, essa é uma prática muito antiga. Cascudo (2020, p. 526) nos diz que desde a época da colonização, já se prendiam “na extremidade da cauda uma lâmina cortante, lasca de vidro, a rucega, para cortar o barbante do adversário”.


Porém, precisamos compreender e, enquanto professores, ensinar sobre os perigos do uso de materiais cortantes nas linhas, bem como sobre empinar pipas próximo à rede elétrica, evitando, assim, acidentes fatais e possibilitando maior diversão com os colegas.


Documentário realizado pela National Geographic sobre o Festival Internacional de Pipa, que acontece em Weifang, na China



 

Referências:


CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 12.ed. São Paulo: Global, 2012.


STUDHISTÓRIA. História dos brinquedos: pipa. Disponível em: https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/historia-dos-brinquedos-pipa/


PORTSMOUTH KITE FESTIVAL. About the Kite Festival. Disponível em: https://www.portsmouthkitefestival.org.uk/page1.html


American Kitefliers Association. Disponível em: https://www.kite.org/


KITE BG. National Geographic - China International Kites Festival. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aYWMWA-63RQ

Comments


bottom of page