top of page

Luta Olímpica (Wrestling)

O termo inglês Wrestling dá nome ao torneio de luta olímpica, tanto no estilo greco-romano como no estilo livre.


Segundo a United World Wrestling Americas, o primeiro combate de Luta Olímpica registrado aconteceu nos Jogos Olímpicos de 708 a.C., aproximadamente, em Altis, na Grécia Antiga. A Luta, nos Jogos da Antiguidade, era a última modalidade do Pentatlo antigo, composto por Lançamento de Disco, Lançamento de Dardo, Salto em Distância, Corrida e, por último, a Luta.


Durante a Idade Média e o Renascimento, a Luta Livre era praticada pela elite social, em castelos e palácios. Um documento muito importante é o livro Oplodidaskalia sive Armorvm Tractandorvm Meditatio Alberti Dvreri (Treinamento de Armas, ou Meditação de Albert Dürer sobre o Manuseio de Armas), publicado no ano de 1512 e ilustrado por Dürer. Este livro de 127 páginas é considerado um manual de armas manuais (espada longa, adaga e bagunça), com suas primeiras 40 páginas ilustradas em cores sobre técnicas de luta livre (desarmadas). Este livro, ilustrado por Dürer, é considerado o primeiro manual de luta livre impresso.



Durante a história, vários pintores e artistas retrataram em suas artes, representações de cenas de Luta Livre, como, por exemplo, Gustave Courbet, em Os Lutadores:



Entretanto, a Luta Livre profissional teve início na França, por volta de 1830, quando lutadores que não tinham acesso a elite da luta, formaram grupos que viajaram pela França mostrando seus talentos. Em 1848, o showman francês Jean Exbroyat criou a primeira trupe de circo de lutadores modernos e estabeleceu como regra não realizar tackles abaixo da cintura. Ele chamou esse novo estilo de "luta livre".


A influência francesa se espalhou para o Império Húngaro Austríaco, Itália, Dinamarca e Rússia, e o novo estilo circulou sob o nome de luta greco-romana, luta livre, luta livre clássica ou francesa.


Atualmente o Wrestling Olímpico abrange duas modalidades: a luta greco-romana e o estilo livre. Em ambas, o lutador recebe pontos que variam de 1 a 5, de acordo com a dificuldade de execução do golpe. Será declarado vencedor se dominar o adversário, mantendo-o com as costas no solo (touché ou encostamento); alcançar uma determinada vantagem de pontos durante a luta (superioridade técnica); ou, se nada disso acontecer, tiver mais pontos do que o adversário ao fim do tempo (2 rounds de 3 minutos).


A área de competição antigamente em formato de octógono, hoje é feita em forma de quadrado, com 12 metros cada lado, elevado a, aproximadamente, 1 metro do chão. O tapete de luta é feito de espuma e possui 5 centímetros de espessura. Segundo a Regulations for the licensing of mats, disponibilizado pela United World Wrestling, assim é o espaço de luta, com as dimensões e as cores oficiais:



A luta inicia-se com os lutadores na posição inicial, no círculo central de 1 metro de diâmetro. A área de luta é todo o círculo azul de 7 metros de diâmetro. A faixa laranja, de 1 metro além a área de luta é a área de passividade, nela os lutadores podem completar um movimento, mas não podem começar um novo golpe. O restante da área do quadrado é a área de segurança, onde não acontece luta.



Luta Greco-Romana


A luta greco-romana, em comparação ao estilo livre, é a que se assemelha mais à modalidade realizada na Grécia Antiga. É restrita aos homens, não havendo competições femininas nos Jogos Olímpicos.


Os atletas só podem usar os braços e o tronco para atacar o adversário, ou seja, nessa modalidade os golpes, técnicas de queda, e arremesso só podem ser realizados da cintura para cima. O objetivo é imobilizar o adversário mantendo-o com as duas escápulas (antigamente chamadas de omoplata) em contato com o chão.


Os lutadores são divididos em seis categorias, sendo elas:

  • até 59kg;

  • até 66kg;

  • até 75kg;

  • até 85kg;

  • até 98kg;

  • até 130kg;


A vitória por superioridade técnica é alcançada quando um dos lutadores abre uma vantagem de 8 pontos.




Estilo Livre


A grande diferença, em comparação ao estilo greco-romano, está no uso das pernas. É permitido que os lutadores usem os membros inferiores para derrubar ou deslocar seu adversário.


Essa pequena diferença faz com que as lutas sejam muito mais movimentadas que o outro estilo.


Entretanto há limites! Caso algum lutador execute uma tesoura ou dê joelhadas, será punido.


A partir dos Jogos de Atenas 2004, essa modalidade passou a ser realizada por homens e mulheres, sendo dividida em seis categorias:


Para homens:

  • até 57kg;

  • até 65kg;

  • até 74kg;

  • até 86kg;

  • até 96kg;

  • até 125kg.


Para mulheres:

  • até 48kg;

  • até 53kg;

  • até 58kg;

  • até 63kg;

  • até 69kg;

  • até 75kg.


A vitória por superioridade técnica é alcançada quando um dos lutadores abre uma vantagem de 10 pontos.



 

Referências:


COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. Wrestling. Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/wrestling/


LAGOS, Rodrigo Soto. Cultura deportiva: Deportes Panamericanos y Parapanamericanos en Santiago 2023. Editorial Universidad de Santiago de Chile, 2023.


UNITED WORLD WRESTLING. Regulations for the licensing of mats. In.: UNITED WORLD WRESTLING. Regulations: Olympic Wrestling. Disponível em: https://d3u2kdyvfaxwhl.cloudfront.net/s3fs-public/2022-12/reglt_homolog_tapis_a_2022_2024.pdf?VersionId=2qaP1TNN_pidCgS16TtYI1SVaxbUNHWo


UNITED WORLD WRESTLING AMERICAS. Historia de la lucha. Disponível em: https://uwwamericas.org/historia_lucha

Comments


bottom of page