top of page

Kin-Ball

Por volta do ano de 1986, o professor de educação física Mário Demers criou, na cidade de Québec (Canadá), o Kin-Ball. Em 1992 foi criada a primeira federação de Kin-Ball, no Canadá; em 2003 aconteceu o primeiro campeonato europeu, na Espanha; em 2005 o primeiro campeonato mundial, na Bélgica.


Dimensões da quadra usada para jogar o Kin-ball

Esse esporte apresenta algumas características que o diferenciam de outras modalidades. A principal delas é o uso de uma bola gigante, de aproximadamente 1,2 metros de diâmetro. Outra característica é a presença de 3 equipes que jogam ao mesmo tempo, em um espaço de aproximadamente 20 metros de largura e 20 metros de comprimento.


Cada equipe usa uma cor diferente durante o jogo que, de acordo com a Federação Internacional de Kin-Ball, são: azul (ou rosa), cinza e preto.


As equipes são formadas por 4 jogadores dentro de quadra. O objetivo principal desse esporte é não deixar a bola cair no chão. Ao longo do jogo, uma das três equipes precisa realizar “saques” direcionando a bola para uma das outras duas equipes. Para isso, durante o saque a equipe precisa gritar “Omnikin” e a cor da equipe escolhida para defender a bola (Ex.: Omnikin Rosa).

Dimensões da bola usada para jogar o Kin-ball

Durante o saque, a equipe responsável por atacar a bola ficará organizada para que todos os jogadores estejam em contato com a bola, da seguinte maneira: 3 jogadores ficarão abaixo da bola, formando um “tripé” de apoio, enquanto o quarto jogador golpeará a bola para colocá-la em jogo.


Durante o saque, a bola nunca pode ser atacada para baixo, ou seja, em sentido direto ao solo. Neste caso, o jogador deverá lançar a bola paralelamente ao solo, ou para cima, realizando uma trajetória em arco.


Após o saque, caso a bola caia no chão, as duas equipes (a que atacou a bola e a outra) ganham 1 ponto.


A duração de jogos oficiais internacionais é de 3 períodos de 7 minutos cada, com intervalo de 2 minutos entre os períodos.


Atualmente, o Kin-Ball é um esporte muito praticado em países como Canadá, Japão, China, Alemanha, Áustria, Estados Unidos e Bélgica.



 

Referências:


FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE SPORT KIN-BALL. Reglamento Oficial (2012). Traducción realizada por Elena Romero. Disponível em: https://www.kin-ball.com/en/documents-en/item/rulebook-livre-de-reglements-spanish


INTERNATIONAL KIN-BALL SPORT FEDERATION. Disponível em: https://www.kin-ball.com/en/

Comments


bottom of page