
Essa é uma modalidade realizada apenas como demonstração nos Jogos Indígenas. De forma muito resumida e simplória, podemos fazer uma assimilação com o jogo Queimada (Queimado, em algumas regiões). A diferença é que ao invés de uma bola, usa-se flechas.
Essa modalidade é uma simulação de combate em um campo aberto.
É uma tradição entre o povo Xikrin (vivem nas Terras Indígenas Cateté e Trincheira Bacajá no estado do Pará).
Nessa modalidade, os participantes dividem-se em dois grupos com o mesmo número de integrantes, que não é fixo. A modalidade inicia-se com danças e canções de ambos os grupos que se aproximam gradativamente para o enfrentamento.

Durante a dança atiram flechas preparadas (sem ponta) quando se cruzam, cuja meta é atirar em algum membro da equipe adversária. Ao receber a “flechada”, o jogador avisa e a equipe adversária recebe pontos. Caso a "flechada" seja desviada pelo oponente, o arremessador vira alvo e assim sucessivamente até restarem apenas dois competidores dentro do campo.
É uma forma de confraternização entre os grupos.
Referências
JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS. Atividades: Kagót. Disponível em: http://memorias.labjor.unicamp.br/arqindio/index/pr_corp_modal.htm
MINISTÉRIO DO ESPORTE. JPMI - 29/10/2015. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/ministeriodoesporte/albums/72157660426145076/
NARVAJA, Aurelio Arnoux. El deporte, los pueblos originarios y las perspectivas ideológicas: entre el racialismo de los Juegos Olímpicos de Saint Louis (1904) y la reafirmación étnica de los Juegos Mundiales de los Pueblos Indígenas (2015). History of Education in Latin America –HistELA, v. 3, e20788, 2020.
POVOS INDÍGENAS DO BRASIL. Kayapó Xikrin. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kayap%C3%B3_Xikrin#Nome
Comments