top of page

Jiu-Jitsu brasileiro (Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ)

O Jiu-Jitsu brasileiro (Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ) possui origem ligada ao JuJutsu (uma luta tradicional entre os Samurais japoneses, utilizada nos combates sem armas) e ao Judô.


Jiu-Jitsu significa “luta da arte suave”. Chegou ao Brasil, assim como o Judô, a partir do século XX nas bagagens dos imigrantes japoneses, principalmente, a partir de Mitsuyo Maeda (o Conde Koma). Segundo Oliveira e Pontes (2013), durante uma das apresentações de Maeda, Carlos Gracie teve seu primeiro contato com a luta, passando a ser aluno de Conde Koma. Além de Carlos Gracie, seus irmãos também começaram a praticar tal luta. Um desses irmãos, Hélio Gracie, a partir de sua dificuldade por ser “franzino e de saúde frágil”, começou a adaptar e criar algumas técnicas próprias, baseadas em alavancas.


Hélio Gracie (1913-2009), nascido na cidade de Belém do Pará, é considerado o responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil e idealizador do estilo de arte marcial brasileira conhecido mundialmente como Brazilian Jiu Jitsu.


Hélio buscou adaptar os movimentos de acordo com seus atributos físicos e aprendeu a maximizar a alavanca, assim minimizando a força que seria necessária para executar as técnicas, onde um praticante menor e mais fraco ganharia a capacidade de se defender e até derrotar oponentes mais fortes.


Hélio Gracie percebeu que esse modelo de luta funcionava melhor no chão, quando o peso do corpo atingia sua força máxima. Assim, essa estratégia de usar alavancas e levar a luta para o chão, possibilitava que lutadores menores e mais leves vencessem oponentes maiores.


A luta que popularizou a eficácia do BJJ foi o combate entre Royce Gracie (filho de Hélio), com 77 quilos, e Ken Shamrock, de 95 quilos, em 1993. A luta terminou com a vitória de Royce Gracie por imobilização, em menos de 2 minutos de luta.



Posteriormente, em 2004, Royce Gracie (85kg) voltou a mostrar a eficácia do BJJ derrotando o lutador Akebono (205kg), Yokozuna no sumô, também por finalização em menos de 3 minutos de combate.



De forma geral, o objetivo do BJJ é dominar o oponente através de técnicas que envolvem o uso eficiente de energia física e mental. É uma arte marcial predominantemente baseada na luta em solo. Durante a luta, usa-se os princípios de alavancagem, ângulos e pressão para conseguir uma finalização do oponente. Esta arte marcial concentra-se na habilidade de controlar o oponente por meio de técnicas como estrangulamentos, chaves, montagens e quedas.

Pontuações durante o combate:

Os pontos serão assinalados pelo árbitro central da luta sempre que o atleta estabilizar por 3 (três) segundos a posição conquistada. Veja algumas das posições de pontuações:




Leandro Lo (1989-2022) foi um lutador brasileiro, faixa preta de jiu-jitsu, oito vezes campeão mundial.

 

Referências:


GRACIEMAG. A história do Jiu-Jitsu. Disponível em: https://www.graciemag.com/pt-br/historia-do-jiu-jitsu/


INTERNATIONAL BRAZILIAN JIU-JITSU FEDERATION. Livro de Regras 2021. Disponível em: https://cbjj.com.br/books-videos


OLIVEIRA, Julierme Fernandes de; PONTES, Luciano Meireles de. Brazilian Jiu-jitsu: a história do jiu-jitsu no Brasil contada a partir das lutas do Mestre Hélio Gracie. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 185, Octubre de 2013. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd185/jiu-jitsu-no-brasil-do-mestre-helio-gracie.htm

Comments


bottom of page