top of page

Carimbó

O Carimbó é uma dança popular típica da região do norte do Brasil, com maior predominância entre as comunidades tradicionais ribeirinhas e rurais do Pará, que vivem na região amazônica.


Assim como acontece em outras manifestações da cultura tradicional e popular, não há consenso sobre as origens dessa dança. Como bem apresenta Huertas (2014), alguns pesquisadores afirmam que o Carimbó possui origens afrodescendentes, outros que possui identidade indígena, enquanto outros apresentam que é um produto cultural mestiço típico do caboclo paraense.


Por ser uma construção humana, o Carimbó sofre diferentes transformações a partir das características de seus atores. Diferentes tipos de Carimbó surgem a partir da ocupação profissional desenvolvida por seus participantes que, por sua vez, é dependente das características geográficas do estado: o Carimbó Pastoril (presente na Ilha de Marajó), o Carimbó Rural (presente na região do Baixo Amazonas), e o Carimbó Praieiro (presente na faixa litorânea do Pará), esse último com maior predominância na região (HUERTAS, 2014).


Seu nome refere-se ao instrumento musical denominado curimbó, tambor feito de um tronco internamente escavado, onde em uma das extremidades é colocado couro curtido. (HUERTAS, 2014, p. 84).


A dança é apresentada em pares. Começa com duas fileiras de homens e mulheres com a frente voltada para o centro. Quando a música inicia os homens vão em direção às mulheres, diante das quais batem palmas como uma espécie de convite para a dança. Imediatamente os pares se formam, girando continuamente em torno de si mesmo, formando um grande círculo que gira em sentido contrário ao ponteiro do relógio.


Todos os dançarinos apresentam-se descalços. As mulheres usam saias coloridas, muito franzidas e amplas, blusas de cor lisa, pulseiras e colares de sementes grandes. Os cabelos são ornamentados com ramos de rosas ou jasmim de Santo Antônio. Os homens apresentam-se com calças de mescla azul clara e camisas do mesmo tom, com as pontas amarradas na altura do umbigo, além de um lenço vermelho no pescoço (PARÁ, 2006).



 

Referências:


GRUPO SARANDEIROS. Carimbó - Grupo Sarandeiros - Espetáculo Dança Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AobQLBLuWyQ


HUERTAS, Bruna Muriel. O carimbó: cultura tradicional paraense, patrimônio imaterial do Brasil. Revista CPC, (18), 81-105, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i18p81-105


PARÁ: Cultura, Fauna e Flora. Dança do Carimbó. 2006. Disponível em: http://www.cdpara.pa.gov.br/carimbo.php

Comments


bottom of page