top of page

Buildering: Escalada Urbana

O Buildering (ou Escalada Urbana) é uma atividade cujo objetivo é escalar prédios ou quaisquer outras estruturas construídas pelos humanos - como muros, estátuas, monumentos e pontes -, como se estivesse escalando elementos da natureza.


Não há uma linha temporal da modalidade que indica a origem dessa prática. Entretanto, por ser realizada em grandes centros urbanos, escalando monumentos e construções variadas, desde sempre foi (e certamente ainda é) uma prática marginalizada. Na Alemanha, o Clube de Alpinismo Alemão (Deutscher Alpenverein), realizou um grande esforço para legitimar a escalada urbana no país, apresentando-a, para além de uma nova oportunidade de treinamento para os alpinistas profissionais, mas como um conceito de boa-fé.


Dentro da modalidade há vários ícones, sendo o mais conhecido o francês Alan Robert Philippe:


nascido em 7 de agosto de 1962, é mundialmente conhecido como "Homem Aranha", por conta de sua destreza em escalar edifícios e torres famosas, dentre eles o Empire State Buildin (Nova Iorque) a Petronas Twin Towers (Malásia) e a Torre Eiffel, em Paris. Sem utilizar qualquer tipo de equipamento de segurança, o pequenino Alain Robert costuma "driblar" os seguranças dos prédios para conseguir seus objetivos, e tira seu sustento disso, carregando consigo marcas de seus patrocinadores estampadas em suas camisetas, além de comercializar livros e DVDs de seus feitos, fazer palestras e participar de campanhas publicitárias. No Brasil, por exemplo, em 1996, ao concluir a escalada do prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na Avenida Paulista, apareceu na televisão, após ser preso, comendo uma barra de Suflair, chocolate da Nestlé (Micheletti, s.d.)

Num primeiro momento, o Buildering pode ser confundido com o Parkour, outra prática de aventura realizada nos meios urbanos. Entretanto, na Escalada Urbana não há corrida e nem competição entre os praticantes, como acontece no Parkour.


Por ser ainda pouco conhecido para a maioria das pessoas, o Buildering pode provocar diversas reações nas pessoas que observam os escaladores. Essas reações podem variar desde a curiosidade até o medo, com alguns até confundindo a atividade com vandalismo. Para tornar a escalada mais agradável e evitar conflitos com pedestres e autoridades, foram estabelecidos na Europa dez princípios universais da escalada urbana (Romaniuk, 2007).


  1. Respeitar as estruturas se forem frágeis. É necessário evitar estátuas muito brancas, onde um rastro preto de sapatilha pode não ser bem vindo.

  2. Seja gentil com as pessoas, explique calmamente o teor da atividade que estamos praticando.

  3. Não esqueça de se comunicar com os pedestres interessados em escalada urbana.

  4. Se proteja com o equipamento apropriado, como crash pads e proteção do companheiro em boulders, e corda para as vias mais longas.

  5. Se você decidir escalar uma construção em solo (sem corda), tenha certeza que a estrutura é confiável e que você é capaz de realizar todos os movimentos com a continuidade necessária para encadenar a via (se manter seguro, se segurar sem o uso de qualquer outro objeto).

  6. Respeite os monumentos religiosos, militares ou todos que puderem chocar o público.

  7. A Polícia, seja gentil, explique sua atividade, diga a eles que você não põe em perigo a vida das pessoas, que você não é um ladrão e que não viola as propriedades privadas. Para concluir, você não faz nada contra a lei.

  8. Não veja a escalada urbana como uma escalada leve! Existem movimentos característicos na escalada urbana, não é tão fácil!

  9. Prefira escalar ao fim da tarde, a noite, e nos dias de semana em que o local tenha menos movimento, evitando a multidão.

  10. Tenha prazer!



 

Referências:


The complete guide to buildering and urban climbing. Hard Climbs, 2024. Disponível em: https://hardclimbs.info/buildering-and-urban-climbing/


KIELL. Check out this immense v10 bridge problem in Belgium. Buildering.net, 2020. Disponível em: https://buildering.net/blog/2020/09/11/check-out-this-immense-v10-bridge-problem-in-belgium/


MICHELETTI, Marcos Júnior. Alain Robert. Terceiro Tempo. Disponível em: https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/alain-robert-5752


ROMANIUK, Andrey. Escalada Urbana. TradFriends.com, 2007. Disponível em: https://tradfriends.com/2007/02/11/escalada-urbana/

Se inscreva para receber atualizações

Almanaque da Cultura Corporal

O seu site sobre a cultura corporal

  • Instagram
  • X
  • Linkedin

Almanaque da Cultura Corporal

Gerenciada por Gabriel Garcia Borges Cardoso

bottom of page