top of page

Bola de Gude

Bolinha de Gude, Gude, Biloca, Peteca, Bila... Vários nomes para representar uma brincadeira tão antiga que não sabemos precisar, ao certo, seu local de origem e nem quando surgiu.


Assim como outras expressões de Jogos e Brincadeiras tradicionais, a Bolinha de Gude se mantém de geração em geração, geralmente de forma oral e a partir da observação e vivência entre os integrantes de uma determinada família, comunidade e/ou região.


Embora não tenha nenhum documento que confirme as informações de origem dessa brincadeira, há registros de práticas semelhantes com nozes, semente de frutas e pedras arredondadas desde a antiguidade.



Com a evolução tecnológica (de ferramentas), os materiais para construção das bolinhas foram ganhando novos materiais: argila, aço, pedras como ônix, jaspe e ágata e, - usadas até os dias de hoje - vidro.


Veja como são feitas as bolinhas de gude nos dias de hoje:


Fonte: Como é feita a BOLINHA DE GUDE #Boravê com Mari Fulfaro | Manual do Mundo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vP3zJmtkhxc


No ano de 1560, o pintor renascentista Pieter Brueghel pintou a obra Children’s Games (Jogos Infantis) onde é possível observar crianças brincando com algo semelhante ao jogo de Bolinha de Gude:



Assim como a maioria dos Jogos e Brincadeiras tradicionais, uma mesma brincadeira possui várias variações e regras, dependendo da região que é jogada. Com a Bolinha de Gude não é diferente! Geralmente a brincadeira é realizada ao ar livre, em terreno firme, podendo ser jogado na terra, no cimento ou no asfalto.


O Almanaque da Cultura Corporal apresentará três formas diferentes de se jogar e brincar com as Bolinhas de Gude:


Bolinhas no círculo:


Para esse estilo de jogo é necessário riscar um círculo no chão. É importante que no início do jogo, todos os participantes deverão ter a mesma quantidade de bolinhas. Das bolinhas de cada jogar, um número previamente acordado entre os jogadores, deverão ser colocadas dentro do círculo (por exemplo: cada jogador colocará 3 bolinhas no círculo; se o jogo for realizado com 5 participantes, o jogo começará com 15 bolinhas dentro do círculo).


Para iniciar o jogo, é marcado uma linha a uma certa distância do círculo. Cada jogador, um de cada vez, na linha marcada, deverá fazer o lançamento de uma bolinha em direção ao círculo. Ao final dos lançamentos, aquele que deixar a bolinha mais próxima do círculo, começará o jogo. As próximas ordens de jogadas são feitas a partir da distância das bolinhas em relação ao círculo.


O objetivo do jogo é acertar as bolinhas de gude que estão dentro do círculo, a partir de uma certa distância comum a todos os jogadores.

  • Se, após o lançamento, a bolinha lançada acertar alguma bolinha do círculo e a jogar para fora da marcação, o jogador ganha essa bolinha. Nesse caso, o jogador continua com o direito de lançamento até errar a jogada;

  • Caso a bolinha lançada fique dentro do círculo, o jogador não pode pegá-la novamente;

  • Caso o jogador erre a jogada, será a vez do próximo jogador.


Bolinhas no triângulo:


Com quatro jogadores:

Para esse estilo de jogo é necessário riscar um triângulo pequeno no chão. Cada bolinha colocada no triângulo pertence a um jogador. Assim como no jogo de Bolinhas no círculo, a ordem dos jogadores é disputada a partir de um lançamento a uma certa distância do alvo. A ordem de lançamento será a partir da ordem de bolinhas mais próximas da linha.


O objetivo do jogo é acertar as bolinhas de gude que estão dentro do triângulo, a partir de uma certa distância comum a todos os jogadores.

  • Um de cada vez, os jogadores têm que tirar as bolinhas de dentro do triângulo;

  • perde a vez quando não conseguir acertar;

  • quem conseguir tirar as quatro fica com todas.


Com mais de quatro jogadores:

O triângulo, nesse caso, é maior que o estilo anterior. Bem parecido com o jogo no círculo, cada jogador colocará um número de bolinhas dentro do triângulo (geralmente são colocadas três bolinhas de cada jogador).


O objetivo do jogo é acertar as bolinhas de gude que estão dentro do triângulo, a partir de uma certa distância comum a todos os jogadores. As outras regras são idênticas ao jogo de Bolinhas no círculo.


Bolinhas na loca ou no buraco:


Este estilo é jogado na terra, pois é necessário fazer buracos do tamanho de um punho, cujo objetivo é acertar as bolinhas dentro.


De uma distância igual a cada jogador, cada lançador deve tentar "guardar" a bolinha, ou seja, acertá-la no buraco.


  • Quem conseguir, ganha uma bola de cada jogador;

  • quem errar vai para o fim da fila.


Ganha o jogo quem conquistar mais bolas adversárias.


Devido a sua grande importância cultural, elemento da cultura corporal, defendemos que a Bolinha de Gude, assim como todas as outras brincadeiras tradicionais, devam estar presentes nas aulas de Educação Física!


 

Referências:


Les Jouets De L'Antiquité Romaine. La Toge Et Le Glaive, 2012. Disponível em: https://latogeetleglaive.blogspot.com/2012/12/les-jouets-de-lantiquite-romaine.html


SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Bola de Gude. Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1263

Kommentare


bottom of page