Bolinha de Gude, Gude, Biloca, Peteca, Bila... Vários nomes para representar uma brincadeira tão antiga que não sabemos precisar, ao certo, seu local de origem e nem quando surgiu.
Assim como outras expressões de Jogos e Brincadeiras tradicionais, a Bolinha de Gude se mantém de geração em geração, geralmente de forma oral e a partir da observação e vivência entre os integrantes de uma determinada família, comunidade e/ou região.
Embora não tenha nenhum documento que confirme as informações de origem dessa brincadeira, há registros de práticas semelhantes com nozes, semente de frutas e pedras arredondadas desde a antiguidade.
Com a evolução tecnológica (de ferramentas), os materiais para construção das bolinhas foram ganhando novos materiais: argila, aço, pedras como ônix, jaspe e ágata e, - usadas até os dias de hoje - vidro.
Veja como são feitas as bolinhas de gude nos dias de hoje:
Fonte: Como é feita a BOLINHA DE GUDE #Boravê com Mari Fulfaro | Manual do Mundo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vP3zJmtkhxc
No ano de 1560, o pintor renascentista Pieter Brueghel pintou a obra Children’s Games (Jogos Infantis) onde é possível observar crianças brincando com algo semelhante ao jogo de Bolinha de Gude:
![](https://static.wixstatic.com/media/ac235f_8b5cc5d66c8e4a9f936685a467e402f2~mv2.png/v1/fill/w_49,h_16,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/ac235f_8b5cc5d66c8e4a9f936685a467e402f2~mv2.png)
Assim como a maioria dos Jogos e Brincadeiras tradicionais, uma mesma brincadeira possui várias variações e regras, dependendo da região que é jogada. Com a Bolinha de Gude não é diferente! Geralmente a brincadeira é realizada ao ar livre, em terreno firme, podendo ser jogado na terra, no cimento ou no asfalto.
O Almanaque da Cultura Corporal apresentará três formas diferentes de se jogar e brincar com as Bolinhas de Gude:
Bolinhas no círculo:
Para esse estilo de jogo é necessário riscar um círculo no chão. É importante que no início do jogo, todos os participantes deverão ter a mesma quantidade de bolinhas. Das bolinhas de cada jogar, um número previamente acordado entre os jogadores, deverão ser colocadas dentro do círculo (por exemplo: cada jogador colocará 3 bolinhas no círculo; se o jogo for realizado com 5 participantes, o jogo começará com 15 bolinhas dentro do círculo).
Para iniciar o jogo, é marcado uma linha a uma certa distância do círculo. Cada jogador, um de cada vez, na linha marcada, deverá fazer o lançamento de uma bolinha em direção ao círculo. Ao final dos lançamentos, aquele que deixar a bolinha mais próxima do círculo, começará o jogo. As próximas ordens de jogadas são feitas a partir da distância das bolinhas em relação ao círculo.
O objetivo do jogo é acertar as bolinhas de gude que estão dentro do círculo, a partir de uma certa distância comum a todos os jogadores.
Se, após o lançamento, a bolinha lançada acertar alguma bolinha do círculo e a jogar para fora da marcação, o jogador ganha essa bolinha. Nesse caso, o jogador continua com o direito de lançamento até errar a jogada;
Caso a bolinha lançada fique dentro do círculo, o jogador não pode pegá-la novamente;
Caso o jogador erre a jogada, será a vez do próximo jogador.
Bolinhas no triângulo:
Com quatro jogadores:
Para esse estilo de jogo é necessário riscar um triângulo pequeno no chão. Cada bolinha colocada no triângulo pertence a um jogador. Assim como no jogo de Bolinhas no círculo, a ordem dos jogadores é disputada a partir de um lançamento a uma certa distância do alvo. A ordem de lançamento será a partir da ordem de bolinhas mais próximas da linha.
O objetivo do jogo é acertar as bolinhas de gude que estão dentro do triângulo, a partir de uma certa distância comum a todos os jogadores.
Um de cada vez, os jogadores têm que tirar as bolinhas de dentro do triângulo;
perde a vez quando não conseguir acertar;
quem conseguir tirar as quatro fica com todas.
Com mais de quatro jogadores:
O triângulo, nesse caso, é maior que o estilo anterior. Bem parecido com o jogo no círculo, cada jogador colocará um número de bolinhas dentro do triângulo (geralmente são colocadas três bolinhas de cada jogador).
O objetivo do jogo é acertar as bolinhas de gude que estão dentro do triângulo, a partir de uma certa distância comum a todos os jogadores. As outras regras são idênticas ao jogo de Bolinhas no círculo.
Bolinhas na loca ou no buraco:
Este estilo é jogado na terra, pois é necessário fazer buracos do tamanho de um punho, cujo objetivo é acertar as bolinhas dentro.
De uma distância igual a cada jogador, cada lançador deve tentar "guardar" a bolinha, ou seja, acertá-la no buraco.
Quem conseguir, ganha uma bola de cada jogador;
quem errar vai para o fim da fila.
Ganha o jogo quem conquistar mais bolas adversárias.
Devido a sua grande importância cultural, elemento da cultura corporal, defendemos que a Bolinha de Gude, assim como todas as outras brincadeiras tradicionais, devam estar presentes nas aulas de Educação Física!
Referências:
Les Jouets De L'Antiquité Romaine. La Toge Et Le Glaive, 2012. Disponível em: https://latogeetleglaive.blogspot.com/2012/12/les-jouets-de-lantiquite-romaine.html
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Bola de Gude. Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1263