top of page

Beach Tennis (Tênis de praia)

Segundo alguns historiadores, o Beach Tennis surgiu na Itália na década de 1970 como uma forma de manter os turistas entretidos durante as férias. Devido ao grande apelo do público, rapidamente esse esporte se espalhou pelo mundo.


Segundo a Association of National Olympic Committees (ANOC), existem cinco eventos que foram importantes para o Beach Tennis:


  • 1978: O primeiro campeonato de Beach Tennis é disputado em Torredembarra (ESP);

  • 2008: O circuito ITF Beach Tennis é lançado oficialmente e os jogadores são classificados de acordo com o número total de pontos obtidos em cada evento do tour;

  • 2009: O primeiro Campeonato Mundial de Beach Tennis da ITF é realizado no histórico Foro Itálico, em Roma (ITA);

  • 2010: A Federação Internacional de Tênis reconhece o Beach Tennis como uma de suas modalidades;

  • 2012: O primeiro Campeonato Mundial de Equipes de Beach Tennis da ITF acontece em Moscou (RUS).


Atualmente, a International Tennis Federation (ITF) Beach Tennis World Tour agora inclui mais de 300 eventos em 37 países, culminando no Campeonato Mundial de Beach Tennis da ITF e na Copa do Mundo de Beach Tennis da ITF.


Segundo a Confederação Brasileira de tênis - entidade que regula o esporte no Brasil -, a modalidade chegou ao Brasil em 2008 no estado do Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Entre os locais onde há um maior número de praticantes estão Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador , Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo. Hoje, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.


A principal diferença entre o beach tennis em relação ao tênis ou paddle é que o ponto termina quando a bola bate no chão. De resto, as regras são semelhantes a qualquer outro jogo de raquete.


Segundo as regras oficiais do Beach Tennis, para os jogos em dupla a quadra deve medir 16 metros de comprimento por 8 metros de largura, dividida ao meio por uma rede de 1,8 metros de altura para os jogos masculinos e 1,7 metros de altura para os jogos femininos, de dupla mista e juniores. Para os jogos individuais, embora sejam raros, a quadra deverá ter 16 metros de comprimento por 4,5 metros de largura, também dividida ao meio por uma rede.



A zona proibida é a área entre a rede e uma linha imaginária paralela à rede, a três metros dela, e estendendo-se, indefinidamente, além das linhas laterais. A intersecção da linha imaginária e cada linha lateral deverá ser claramente indicada por um marcador colocado sobre, ou imediatamente fora, da linha lateral. Nenhuma linha ou marcador adicional será colocado dentro da área da quadra. Nenhum jogador da equipe sacadora ou receptora tocará qualquer parte da quadra dentro da zona proibida até que a bola esteja em jogo.


Assim como todo esporte "de praia", o Beach Tennis é jogado em quadras de areia que, segundo as regras oficiais, deverão ser totalmente niveladas, sem nenhum tipo de pedra, concha ou qualquer outro objeto que possa oferecer risco aos atletas.


A raquete e a bola são os dois principais equipamentos necessários. A raquete de beach tennis é um pouco mais longa, estreita e fina do que uma raquete de padel. Para ser mais específico, de acordo com as regulamentações internacionais, as medidas máximas são de 50 centímetros de comprimento, 26 centímetros de largura e 38 milímetros de espessura.


A bola utilizada é classificada, segundo a International Tennis Federation, como Tipo 2, também conhecida como bolas laranja ou de baixa pressão.



Pontuação

A pontuação, assim como no tênis de quadra é contada no formato “0/15/30/40”, mas o 40 x 40 é sempre sem vantagem, chamado de ponto decisivo. Quem o faz, vence o game.


A partida pode ser realizada em:

  • Um set simples até 6 games. Se empatar 5×5, vai a 7. Se empatar 6×6, disputa-se um tiebreak de 7 pontos.

  • Um set longo até 8 games. Se empatar 7×7 vai a 9. Se empatar 8×8, disputa-se um tiebreak de 7 pontos

  • Melhor de 3 sets, com terceiro set para definir, ou melhor de 3 sets com um super tiebreak (até 10 pontos) para definir o vencedor.


Serviço (saque)

O sacador é livre para escolher onde se posicionar ao longo da linha de base e onde direcionar a bola na quadra adversária. O saque pode ser efetuado livremente por cima ou por baixo, com exceção ao saque do homem, durante o jogo de dupla mista, que deve ser efetuado sempre por baixo


De forma rotativa, troca-se o sacador a cada game, sempre intercalando entre uma dupla e outra para que os quatro jogadores em campo sirvam.



 

Referências:



ASSOCIATION OF NATIONAL OLYMPIC COMMITTEES - ANOC. Beach tennis. https://www.anocolympic.org/awbg-sport/beach-tennis/


CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS - CBT. História do Beach Tennis. Disponível em: http://cbt-tenis.com.br/beachtenis.php?cod=5


INTERNATIONAL TENNIS FEDERATION - ITF. Beach Tennis Rules 2023. Disponível em: https://www.itftennis.com/media/9355/rules-of-beach-tennis-2023-new.pdf

Commenti


bottom of page