top of page

Sumô

O sumô, uma luta originária do Japão, é um dos esportes mais populares e tradicionais do país. Praticado, profissionalmente, apenas por homens, é uma modalidade que ainda hoje está estritamente ligada com as tradições antigas do povo japonês.


Além das coloridas mawashi (bandas de barriga) e do estilo de cabelo peculiar chamado de oicho (ginkgo - nó de folha), aspectos estes que evocam os tempos antigos, o sumô preserva muito da sua prática tradicional, como o seu dohyo (ringue elevado cercado de palha), o sistema de ranking, e ligações com as cerimônias religiosas do Xintoísmo.


Dohyo (ringue elevado cercado de palha)

Os rikishi (lutadores de sumô) têm como objetivo forçar o oponente a sair do dohyo ou fazê-lo tocar no solo com qualquer parte do seu corpo além da sola dos pés. Característica marcante do sumô, as batidas de mãos e pés dentro do dohyo, é, na verdade, um ritual de preparação. Além disso, os rikishis jogam sal no ar para purificar o dohyo.


Rituais no Dohyo (realizados antes do início do combate)


O sumô é uma luta de origem rural no Japão. Os lutadores aprendizes começam, desde cedo, uma exaustiva rotina de treinos. Os treinos, a alimentação e a moradia acontecem nos heya (estábulos: centros de treinamento), onde os jovens também recebem uma pequena mesada. Membros do mesmo estábulo não competem entre si nos torneios regulares. Os estábulos, com cerca de 30 lutadores, são de responsabilidade dos oyakata. De um grupo de aproximadamente 700 lutadores membros de estábulos, apenas cerca de 70 se qualificam para o status de sekitori (profissional de sumô).


O keiko (prática) é caracterizado por três exercícios tradicionais: shiko (o lutador levanta a sua perna alternadamente o mais alto possível), teppo (as palmas das mãos abertas são batidas contra um pilar de madeira) e matawari (o lutador se senta sobre as suas pernas, abrindo-as o máximo possível).



Muitos lutadores são forçados a se aposentarem devido a doenças ou contusões, e é raro que algum rikishi possa competir após os trinta anos.



No sumô existem inúmeras variações de arremessos usados durante a luta. Aqui estão alguns dos arremessos mais conhecidos e usados durante o combate (SARGEANT, 1963, p. 46).



 

Referências:


DIMENSIONS. Sumô. Diposnível em: https://www.dimensions.com/collection/sumo-wrestling


EMBAIXADA DO JAPÃO NO BRASIL. Sumo: Uma Tradição Cerimonial de Beleza e Força. Disponível em: https://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/sumo.html


NHK WORLD-JAPAN. Recap: The May 2023 GRAND SUMO Tournament - GRAND SUMO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=34LehCTE_kI


NHK WORLD-JAPAN. Rituals in the Sumo Ring [所作] - SUMOPEDIA (Tradução e legendas pela plataforma Happyscribe.com). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L6k2Ps-aC0M


SARGEANT, James A. Sumo: the sport and the Tradition. Tuttle Publishing, 1963.


WEB JAPAN: MINISTRY OF FOREIGN AFFAIRS OF JAPAN. A Day in the Life of a Sumo Wrestler. Disponível em: https://web-japan.org/kidsweb/virtual/sumo/sumo04.html

댓글


bottom of page